Divulgação de Eventos : fopeppi@gmail.com

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fórum Desembargador Benildes de Souza completa um mês com mais de mil processos distribuídos.

 Fórum Desembargador Benildes de Souza completa um mês de funcionamento com mais de mil processos distribuídos. Inaugurada no dia 10 de novembro, a unidade, localizada na Imbiribeira, já conta com nove juizados instalados. Todos tiveram implantado o Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Os juizados especiais estão sendo transferidos para o Fórum gradativamente. Os próximos a serem instalados serão o Juizado do Idoso e o 5° Cível. Em 2012, mais nove unidades serão deslocadas para o novo endereço.
A mudança gradativa se dá por conta do treinamento de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco no uso do PJe, uma vez que toda a tramitação processual se dará por meio dessa ferramenta. A instrução segue cronograma organizado com o apoio da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco.
O objetivo da centralização das atividades oferecidas pelos Juizados Especiais é a redução de custos do Tribunal, o aumento da produtividade e a agilidade na tramitação de processos. Toda essa mudança busca possibilitar uma melhor prestação de serviço para a sociedade.
Funcionamento - Estão em funcionamento, hoje, no Fórum Benildes de Souza o 3º, 6º, 10º, 15º, 18º, 21º, 22º, 23º e 24º Juizados Especiais Cíveis e das Relações de Consumo da Capital.

Extraído de: Poder Judiciário de Pernambuco 

 

 RS: MAIS IDOSOS MENOS JOVENS.


Pesquisadores do IPEA e FEE foram os palestrantes da manhã O segundo painel do evento Demografia e Políticas Sociais, realização do programa Destinos e Ações para o Rio Grande, na manhã desta segunda-feira (12), foi apresentado pelo pesquisador da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE), Pedro Zuanazzi
A expectativa de vida dos homens no RS, que em 2000 era de 69 anos, em 2009 atingiu 71 anos. A expectativa de vida das mulheres em 2000 era de 76,9 anos, em 2009 foi para 78,8. A taxa de fecundidade atual do RS aida não foi liberada pelo IBGE, mas os técnicos trabalham com uma taxa de 1,75%.
"A menos que o RS tenha uma grande mudança no seu saldo migratório, não devemos passar de uma população de 11 milhões e 620 mil habitantes em 2035", estimou Zuanazzi. Sobre a população de jovens, o estatístico prevê que ela deve cair, como é a situação vivenciada pelos países desenvolvidos. Já a quantidade de idosos vem crescendo. Hoje existem no estado quase um milhão de idoso (9,3% da população gaúcha), sendo que esse número deve chegar a 2,5 milhões em 2050, avaliou Zuanazzi.

Extraído de: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul



COMISSÕES LANÇAM CAMPANHA PELOS DIREITOS DOS IDOSOS NOS TRANSPORTES

A campanha de conscientização sobre o respeito aos idosos nos transportes públicos foi lançada nesta segunda-feira (12/12) pelas comissões de Transportes e de Assuntos da Criança, Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em atividade realizada na Central do Brasil. Os presidentes das duas comissões, Marcelo Simão (PSB) e Claise Zito (PSD), respectivamente, entregaram panfletos, conversaram com motoristas e cobradores e colaram cartazes no interior dos ônibus. A deputada Claise destacou a importância da adesão dos motoristas à campanha. Conversei com os motoristas sobre a importância deles nesta campanha. Muitos estão falando que vão colaborar. Nosso objetivo está sendo alcançado, destacou.
O deputado Marcelo Simão classificou como positiva a atividade, e lembrou que os motoristas também sofrem muita pressão. O trânsito no Rio é muito difícil, principalmente para os motoristas de ônibus. Mas eles têm que ter respeito, entender que amanhã podem ser eles ou familiares deles no ponto, relatou Simão. A campanha foi idealizada pelas duas comissões devido ao grande número de reclamações sobre o problema. Segundo os deputados, os colegiados chegam a receber cerca de 15 denúncias diárias sobre o desrespeito aos idosos nos transportes. Entre as principais reclamações estão ônibus que não param nos pontos e o desrespeito aos assentos preferenciais nos coletivos.
Extraído de: Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro