Divulgação de Eventos : fopeppi@gmail.com

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PERNAMBUCO VAI REALIZAR MUTIRÃO PARA SANAR DÍVIDAS DE IDOSOS

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), em parceria com a Defensoria Pública de Pernambuco, realizou no dia 8 de fevereiro,  reunião com o objetivo de promover um grande mutirão de conciliação judicial e extrajudicial para solucionar conflitos envolvendo idosos e instituições financeiras. O objetivo é reduzir o alto nível de endividamento deste público, permitindo que eles possam voltar a receber a integralidade de seus rendimentos e recuperar o acesso ao crédito.
Para o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, o endividamento dos idosos ocorre  principalmente por conta da facilidade na obtenção de empréstimos consignados. “A consequência é que, hoje, boa parte da renda dos idosos está comprometida com o pagamento destas prestações”, alerta Mariano, “Nessa reunião preparatória, vamos acertar os detalhes da realização do mutirão, que deverá ser o primeiro deste tipo no país voltado apenas para os idosos”, conclui o presidente da OAB-PE.
Para a reunião, foram convidados representantes da Federação Nacional dos Bancos (Febraban), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), juizados especiais cíveis, bancos Itaú, Bradesco, Santander, HSBC, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Ministério Público de Pernambuco, Procon, Adecon e também os escritórios que atuam na área financeira.
“O número excessivo de endevidamento por essa parte da população, vem trazendo à tona uma realidade dura e cruel: o idoso é hoje uma fonte de lucro e facilidade no fechamento desses empréstimos por causa do salário de sua aposentadoria. Ora, por ser consumidor e arrimo de família, ora por ser vítima de suas faculdades mentais”, disse a defensora pública, Cristina Sakaki, uma das principais responsáveis pelo trabalho da Defensoria com questões dessa natureza.
Estiveram presentes a reunião Humberto Vasconcelos, diretor do Fórum Joana Bezerra; a juíza Fernanda Chuahy de Paula, coordenadora dos Juizados Especiais; a promotora, Yélena Araújo; José Rangel, coordenador Geral do Procon, Floriano Teixeira, vice-presidente da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB e gerentes da Caixa econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Santander e vários outros.

FONTES: http://www.defensoria.pe.gov.br/ e  DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR