Divulgação de Eventos : fopeppi@gmail.com

terça-feira, 5 de abril de 2011

I FÓRUM NACIONAL DA MULHER IDOSA

I FÓRUM NACIONAL DA MULHER  IDOSA
PROPOSTAS PARA VOTAÇÃO
CRITÉRIOS
RELEVÂNCIA, DIVERSIDADE E DEMANDAS

RELEVÂNCIA
      01- DAR CONTINUIDADE A REALIZAÇÃO DO FÓRUM NACIONAL DA MULHER IDOSA A CADA DOIS ANOS.
      02- INCLUIR TEMAS RELATIVOS À MULHER IDOSA, NAS PRÓXIMAS CONFERÊNCIAS E FÓRUNS DA MULHER.
      03- CRIAR, NO ÂMBITO DAS SECRETARIAS ESPECIAIS DA MULHER, NAS ESFERAS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, AS SUBSECRETARIAS OU COORDENAÇÕES DA MULHER IDOSA.

SAÚDE
      04- AMPLIAR O NÚMERO DE PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE.
      05- DESENVOLVER A POLÍTICA DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA MULHER IDOSA, NA ATENÇÃO BÁSICA, COM ÊNFASE NOS DIREITOS SEXUAIS, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E ACESSO A MEDICAMENTOS. 
      06- CRIAR SERVIÇOS DE SAÚDE ESPECIALIZADOS (nos hospitais de referência em todos os Estados no Brasil) PARA A MULHER IDOSA, INCLUSIVE COM ATENDIMENTO DOMICILIAR (para as mulheres em qualquer classe social).

VIOLÊNCIA
      07- GARANTIR O ATENDIMENTO ESPECIALIZADO À MULHER IDOSA NAS DELEGACIAS DA MULHER, COM APLICAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE ÀS MEDIDAS PROTETIVAS (ACOLHIMENTO, AFASTAMENTO DO AGRESSOR DO ESPAÇO DOMÉSTICO E APOIO PSICOLÓGICO) E TREINAMENTO  DOS PROFISSINAIS DE TODAS AS DELEGACIAS PARA ATENDIMENTO DE TODAS AS MULHERES IDOSAS.

TRANSPORTE
      08- PROMOVER A CAPACITAÇÃO DOS OPERADORES DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES (inclusive o alternativo)PARA O MELHOR ATENDIMENTO À MULHER IDOSA.
      09- SENSIBILIZAR OS GESTORES MUNICIPAIS, NO SENTIDO DE GARANTIR O ACESSO ILIMITADO DA MULHER AO TRANSPORTE COLETIVO A PARTIR DOS SESSENTA ANOS DE IDADE.

REDE DE ASSISTÊNCIA
      10- CRIAR INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSAS,  NA ESFERA GOVERNAMENTAL, PARA GARANTIR O FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO ESPECIAL DA POLÍTICA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
       11- AMPLIAR O NÚMERO DE CENTROS DE CONVIVÊNCIA, GARANTINDO ESPAÇOS DE CIDADANIA, DIRECIONADOS À PARTICIPAÇÃO DA MULHER IDOSA.
      12- PROMOVER POLÍTICAS E PROGRAMAS DE INCENTIVO À PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E CULTURAIS.
      13- CRIAR REDE DE APOIO ( com monitoramento  DOS SERVIÇOS DESTINADOS às idosas)E SERVIÇOS DESTINADOS ÀS IDOSAS CUIDADORAS.

QUALIFICAÇÃO E TRABALHO
      14- CAPACITAR A MULHER IDOSA PARA REALIZAR ATIVIDADES DE GERAÇÃO DE RENDA E ESTIMULAR A CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES PARA A SUA INCLUSÃO ECONÔMICA.

ACESSIBILIDADE
      15- GARANTIR A ACESSIBILIDADE DA MULHER IDOSA AO TRANSPORTE COLETIVO, MEDIANTE A ADEQUAÇÃO DOS DEGRAUS  dos ônibus e dos transportes coletivos CONFORME ESTABELECIDO NAS NORMAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS.
      16- GARANTIR O CUMPRIMENTO DOS REQUISITOS DE ACESSBILIDADE, NO QUE DIZ RESPEITO ÀS ADAPTAÇÕES, ELIMINAÇÕES E SUPRESSÃO DE BARREIRAS ARQUITETÔNICAS QUE REDUZAM A MOBILIDADE DA MULHER IDOSA.
EDUCAÇÃO
      17- INSERIR O TEMA DO ENVELHECIMENTO HUMANO NO ENSINO FUNDAMENTAL , MÉDIO ( e superior em todas as universidades públicas e privadas)COM ÊNFASE NA REALIDADE DA MULHER IDOSA. 
       18- REALIZAR CURSOS DE INFORMÁTICA BÁSICA COM DIDÁTICA APROPRIADA À MULHER IDOSA.
      19- PRODUZIR E REPRODUZIR MATERIAL EDUCATIVO (ESTATUTO DO IDOSO, PANFLETOS, CARTILHAS E CAMPANHAS) VERSANDO SOBRE OS DIREITOS DA MULHER IDOSA, DISPONIBILIZADOS POR MEIOS IMPRESSOS E ELETRÔNICOS. (incluindo  entrega obrigatória aos Conselhos de Idosos).

RELAÇAO DE CONSUMO
      20- CRIAR PRODUTOS E SERVIÇOS ADEQUADOS À CLIENTELA DE IDOSAS, RESPEITANDO AS SUAS PARTICULARIDADES ENQUANTO MULHERES CONSUMIDORAS.
      21. A PARTIR DESTE FÓRUM UTILIZAR O TERMO PESSOA IDOSA AO INVÉS DE IDOSO, PRINCIPALMENTE EM DOCUMENTOS PÚBLICOS.

SOLICITAR URGÊNCIA NO TRÂMITE DO PROJETO DE LEI QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE CUIDADOR DE IDOSOS.