Divulgação de Eventos : fopeppi@gmail.com

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Caop Cidadania realiza oficina sobre direitos do idoso para a Região Metropolitana do Recife

Após a realização de duas videoconferências no do Porto Digital, com transmissão para todo o Estado, o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Cidadania (Caop Cidadania) realiza a II Oficina da Região Metropolitana do Recife, seguindo a programação anual traçada pela equipe do projeto Caravana da Cidadania. A Oficina acontecerá nos próximos dias 11 e 12 de maio, das 8h às 12h, no Centro Cultural Rossini Alves Couto (Av. Visconde de Suassuna, nº 99, Boa Vista).
Na abertura do evento será realizada palestra sobre a importância do conselho do idoso, além de ser oportunizado momento para que os representantes dos municípios exponham as dificuldades apresentadas para implantação do conselho e, no caso dos municípios com conselho, as dificuldades para o funcionamento e fortalecimento destes.
No final dos trabalhos, e com base nas dificuldades e sugestões apresentadas pelos participantes, haverá a pactuação de propostas para otimização da ação dos conselhos, indicando-se caminhos para solucionar os problemas apresentados. Pretende-se ainda divulgar estes conteúdos em carta aberta para a sociedade e gestores públicos.
A importância do evento fica ainda mais evidente com a recente divulgação pelo IBGE de números que apontam para o significativo aumento da população idosa no país, em especial o Recife, 3ª capital do país com maior número de idosos.
O evento é voltado principalmente para os participantes da I Oficina da Região Metropolitana e dos conselhos municipais da região, tendo sido convidados representantes da sociedade civil, dentre eles a Presidente do Conselho Nacional de Direitos do Idoso, Karla Cristina Giacomim, além de Promotores de Justiça da região que atuam com idoso, Judiciário, Legislativo, OAB-PE e Defensoria Pública.
O projeto Caravana da Cidadania é uma das ações desenvolvidas pelo Ministério Público de Pernambuco na área da Cidadania e integra o Projeto Ministério Público nas Ruas, que visa levar o MPPE para mais perto da população